quinta-feira, 18 de junho de 2009

A discussão sobre o tema Espaços Educativos teve início em 18/05/2009 com a leitura coletiva do texto Espaços Educacionais e de Envolvimento Pessoal que faz parte do livro "As Cem Linguagens da Criança". Foi realizado trabalho em grupo, cujo olhar da Orientadora Pedagógica estava voltado para imagens de diferentes espaços educacionais. Esse trabalho teve como objetivo principal levantar questionamentos que alavancassem as discussões sobre os espaços educacionais nas escolas e nas futuras reuniões do grupo de orientadoras. Construiram maquetes, que representavam espaços possíveis e desejáveis nas escolas infantis de 0 a 3 anos.Por exemplo: BANHEIRO: Com buraco na parede para descartar lixo como fraldas, papel higiênico,etc; banheiro decorado com figuras no teto e figuras na perede na altura da criança; torneiras e descarga com sensor; espelhos grandes; móbiles no tracador. ÁREA EXTERNA OU INTERNA: Brinquedoteca; horta; atelier de artes; área de banho; solário com piso lavável e antiderrapante; pneus encapados; estantes baixas; livro de banho, de pano, de papelão; espaços para alimentação; brinquedos diversos, tapetes de sensibilidade; bandinha, enfim um lugar amplo, arejado, onde haja interação e harmonia.
A escola infantil que busca a qualidade educacional respeita o espaço como ambiente de aprendizagem. O espaço deve traduzir crescimento, confiança, oportunidade, exploração, transformação, aconchego, privacidade, autonomia e várias propostas de situações diversificadas. A arquitetura e a ocupação do espaço físico não são neutras. O espaço da escola expressa uma determinada concepção educativa.

9 comentários:

  1. Oi Míriam!

    Lindo seu filme, ótimas e belas atrizes no cotidiano dessa NAED. Fiquei feliz de ver o envolvimento de vocês com a educação infantil e agora imortalizado na mídia.
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido na NAED e pela produção do filme!!!!
    Beijos à todas,
    Cidinha.

    ResponderExcluir
  2. Miriam
    Que belo documentário sobre o trabalho dos espaços na educação infantil, e tudo vem atender as necessidades dos alunos desta faixa etária.Acho que eles sentem prazer em aprender.
    Abraços
    Tereza e Rita

    ResponderExcluir
  3. Miriam que belo trabalho! está lindo e bem feito Sorte delas te ter como Coordenadora.
    Um forte abraço.
    Nair

    ResponderExcluir
  4. O exercício da cidadania do educador é compreendido pela luta por melhores condições....
    "como o jardineiro prepara o jardim
    para a rosa que se abrirá na primavera."P.Freire
    Miriam assim a sinto,preparando o jardim.
    Foi bom conviver com você.
    PARABÈNS!
    Ambrosina

    ResponderExcluir
  5. Miriam
    Que beleza!
    Dominou a técnica e colocou-a em prática, multiplicando e divulgando o trabalho das escolas.
    Parabéns,
    Durival

    ResponderExcluir
  6. Mirim
    Que beleza de material! Tomara que a maioria das crianças tenham essa oportunidade.
    Crianças com esse espaço são felizes.
    Seja feliz também, continue não pare.

    ResponderExcluir
  7. Miriam,
    Parabéns!
    Ficou muito bom o video e a mensagem!
    Nossa cada espaço aconchegante para as crianças... adorei!
    Claudia

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Miriam! O texto ficou muito bom e as imagens casaram direitinho! Um beijo, Eneida

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Miriam, pelo vídeo e pelo trabalho como um todo. Levar a tecnologia para o registro das vivências da NAEd e assim registrar o percurso de vocês é simplesmente, muito bom! Fico feliz em perceber que o nosso curso já se ramifica por outros espaços.
    Beijos.
    Fátima.

    ResponderExcluir